sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Cressida Cowell

Como Treinar Seu Dragão

    Gente, vou tentar ao máximo não me empolgar escrevendo sobre essa série, juro, mas vai ser complicado. Como Treinar Seu Dragão é uma série de livros infantis, que tem como protagonista Soluço Spantosicus Strondus III. A autora Cressida Cowell escreve como se fosse o protagonista, e os livros fossem seus diários. Soluço faz parte de uma tribo viking composta por brutamontes barbudos e extramente fortes, infelizmente, ele não possui nenhuma dessas características. 
    Soluço só não é o pior aluno do seu treinamento viking, porque existe Perna-de-Peixe que, além de ser vesgo e manco, é o melhor amigo de Soluço. A situação já seria ruim sem a intromissão de Melequento, que faz questão de humilhar Soluço em todas as situações possíveis. 
     Por aí, você já pode perceber que o protagonista não é o herói que estamos acostumados a ver, não que ele não se esforce para isso, porque com certeza ele o faz, afinal, Soluço precisa corresponder as expectativas do pai, que é o LÍDER dessa tribo!
     O personagem nos é apresentado dessa forma no primeiro livro, e desde o inicio, já sentimos uma certa pena dele por não ser aquilo que sua tribo espera que ele seja, afinal, o herdeiro de Stoico, O Imenso, deveria ter, pelo menos, algumas características do pai.
    Mas, como tudo que é ruim, pode piorar, logo no primeiro livro, os guerreiros iniciantes precisam capturar um dragão, que será educado pelos mesmos e se tornará o companheiro de cada aluno no programa de treinamento de Bocão, o responsável por transformar os jovens em viking dignos da tribo dos Hooligans Cabeludos. Durante a captura do dragão, Soluço e Perna-de-Peixe se atrapalham e acabam pegando os dragões mais comuns possíveis, e o de Soluço é, particularmente, muito pequeno. Dessa forma somos apresentados a Banguela, o dragão que, aparentemente, não possui nenhum dente, e assim como seu dono é subestimado por todos. 
    Soluço e Banguela nos provam em cada aventura, em cada livro, que a aparência não significa nada quando se tem coragem e um coração enorme. O livro é cheio de ilustrações, mapas, dragões, animais marinhos gigantes e vilões bizarros, além disso, são citadas várias mitologias nórdicas, e por isso, muitas vezes Odin, Thor e Loki são citados no decorrer da história.
     Apesar de ser um livro infantil, Soluço tem muito a ensinar a todos nós, afinal, quem nunca desmereceu alguém só por causa da forma como ele se parecia/vestia/agia? Soluço mostra que todos nós podemos ser heróis, e que devemos acreditar mais em nós mesmos e nos outros também. Todos temos qualidades, assim como também temos defeitos, e que tudo que precisamos é de uma oportunidade para mostrá-las ao mundo. Mesmo com todas as adversidades, nunca devemos deixar de ser aquilo que somos, porque isso é o que nos faz heroicos.

Mapa do Arquipélago 


''Mas tamanho não é tudo, como sempre digo ao melequento. Mesmos pequenos, sempre devemos lutar por aquilo que consideramos certo. E eu não me refiro à luta com punho ou a espada. Este sempre foi o nosso problema, dos vikings. Eu me refiro ao poder do cérebro, dos pensamentos e dos sonhos.'' Soluço Spantosicus Strondus III - Como Falar Dragonês.


Nenhum comentário:

Postar um comentário